Sabia que…. Em 5 anos de Simplex já foram executadas mais de 790 medidas de simplificação, 44% das quais para facilitar a vida dos cidadãos, 46% com impacto na redução de custos de contexto para as empresas e 10% destinadas a aumentar a eficiência da Administração pública.

Conheça aqui todas as medidas Simplex e deixe a sua opinião ou sugira novas medidas de simplificação.




segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Loja do Cidadão inaugura em Vila Nova da Barquinha


Inaugurou hoje a Loja do Cidadão de 2ª Geração de Vila Nova da Barquinha. Localizada no Pára Clube Nacional “Os Boinas Verdes”, a nova loja funcionará nos dias úteis das 09:00h às 16:00h e disponibilizará balcões especializados de serviços públicos como a Segurança Social e o Instituto dos Registos e do Notariado e um balcão multi-serviços (BMS). O BMS – um dos traços mais inovadores das Lojas do Cidadão de 2ª geração – permite a realização de diversos serviços simples de diferentes entidades da Administração central e local, e também de entidades privadas, com uma só senha. Neste caso, os cidadãos podem, por exemplo, alterar a morada do seu Cartão de Cidadão, substituir a sua carta de condução ou fazer uma reclamação junto da Direcção-Geral do Consumidor, num posto único de atendimento.
Com a abertura desta Loja do Cidadão, passam a estar disponíveis 24 Lojas do Cidadão nos concelhos de Águeda, Aveiro, Borba, Braga, Campo Maior, Cantanhede, Coimbra, Faro, Freixo de Espada à Cinta, Guarda, Lisboa (Laranjeiras e Restauradores), Murça, Odivelas, Ovar, Ponte da Barca, Porto, Resende, S. João da Madeira, Setúbal, Tavira, Vila Nova da Barquinha, Vimioso e Viseu.

2 comentários:

  1. FOLCLORE PURO. NUMA ÉPOCA EM QUE FALAM DE CONTENÇÃO, QUE INTERESSE TEM EM ABRIR NUMA " ALDEIA " COMO V.N. BARQUINHA, UMA LOJA DO CIDADÃO? PARA EVITAR QUE AS PESSOAS SE DESLOQUEM 100 METROS ' QUE É A DISTÂNCIA QUE SEPARA HOJE CADA UM DOS SERVIÇOS QUE PASSARÃO A FUNCIONAR NA LOJA? FOLCLORE DESPESISTA, ISSO SIM !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. O objectivo da expansão das Lojas do Cidadão de 2ª Geração é levar um serviço público moderno, com mais qualidade e conveniência, a todos os cidadãos, e não apenas aos que residem nos grandes centros urbanos do litoral. A rede de novas lojas estende-se, assim, a concelhos como Vimioso, Freixo de Espada à Cinta, Resende, Serpa ou Borba, mas também a Gaia, Matosinhos, Cascais, Santarém ou Seixal, com dimensões diferentes, como é óbvio, em função da procura em cada concelho. Sempre em colaboração com os municípios que se candidataram.
    O objectivo de racionalização não foi esquecido. Por isso, esta concentração de serviços numa Loja, com mais conforto e qualidade, faz-se deslocando para lá serviços já existentes e não duplicando-os. As Tecnologias da Informação permitem, além disso, trazer mais próximo dos cidadãos e sem custos acrescidos outros serviços através de balcões multi-serviços.
    Foi o que aconteceu em Vila Nova da Barquinha. A nova Loja do Cidadão integra os balcões do Instituto dos Registos e do Notariado e do Instituto da Segurança Social, que já funcionavam no Concelho, mas em locais diferentes. Disponibiliza também um balcão multi-serviços, que permite aos cidadãos tratar de vários assuntos (por exemplo, revalidar a carta de condução, alterar a morada do Cartão de Cidadão, fazer uma reclamação junto da Direcção Geral do Consumidor ou pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença) com uma única senha de atendimento.

    ResponderEliminar