José Camacho deixou a seguinte proposta na caixa de sugestões do Simplex que é agora aqui divulgada para que todos a possam conhecer e comentar: "Actualmente estou desempregado e é com alguma frequência que me desloco à Segurança Social e ao Centro de Emprego, para tratar de assuntos relacionados com a minha situação.
Cada vez que o faço, deparo-me com grandes filas de espera e do tempo morto que se cria entre o painel de bordo e a senha que tenho em mão, muitas vezes com 100 pessoas à minha frente. De facto o sistema das senhas integradas ao vosso sistema ajudou a resolver e clarificar muitos problemas. Também, notei que no início ainda lançavam uma estimativa ou previsão de tempo de espera, mas rapidamente acabaram com isso, presumo que cada caso é um caso e as estimativas só aumentam a ansiedade das pessoas. Mas continuo a achar que as longas horas de espera para ser atendido é uma coisa que se pode evitar, com isto pretendo deixar a seguinte sugestão: Ao tirar uma senha, o utente tem a hipótese de pedir um serviço de aviso de contagem ou aproximação do seu número. Para tal enviará uma mensagem sms com o número da senha, ex: A137, e quando faltarem por exemplo 30 números (A107) ou 1H30 de previsão de atendimento, o utente receberia uma mensagem de aviso para se deslocar ao local. A ideia é evitar o tempo de espera, o utente não sentirá obrigado de ficar lá, à espera eternamente pela sua vez e poderá desempenhar outras actividades fora desse espaço, sem correr o risco de perder a sua vez. Evitamos também grandes concentrações de pessoas num espaço fechado, mau estar, maus olhares, piropos e bocas desagradáveis, que comprometem o desempenho do serviço público. O Funcionário terá outro ambiente de trabalho, menos saturação e desgaste. A curto prazo sentir-se-á diferente e poderá melhorar os seus índices de trabalho. O aviso poderá ser feito com base na média de atendimento das ultimas horas ou no número de senhas atendidas num período de 1H30, de modo que o utente poderá ser avisado a tempo de se deslocar novamente ao local.”
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Há anos, encontrei esse serviço a funcionar na loja do cidadão das laranjeiras .
ResponderEliminarEu penso que o mais importante é resolver o problema das esperas e não tentar encontrar maneira de as fazer mais "agradavéis".
ResponderEliminarNa minha opinião tem de se tentar saber o porquê de tanta fila de espera (será necessária a deslocação de todos os utentes às instalações; existe pessoal suficiente para atender todos os utentes, etc) e não tentar camuflar o problema
Ainda que tenda a concordar com o utente anonimo, sugiro que se possa marcar vez via Internet, seguindo depois os mesmos passos que o utente proponente sugere. A única coisa, claro, para evitar abusos, seria que quem utiliza o serviço Internet teria de ter uma identificação como utente do serviço e se não estivesse presente não o poderia voltar a utilizar por um certo periodo que ia aumentando no caso de reincidência.
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